quarta-feira, 29 de abril de 2009

APRENDA COM O SEU CONCORRENTE


Por - Elielso Magno

Antes mesmos da decisão de abrir um negócio o empreendedor deve fazer uma pesquisa de mercado e observar. A observação consiste na análise de potencialidades que já estão dando certo no mercado, ou seja, analisar, copiar e melhorar aquilo que já esta sendo ofertado. Copiar sim, caso você não possua uma idéia inovadora.

O ideal, segundo especialistas, é que o futuro empreendedor manipule um questionário, um roteiro onde o pretendente ao novo empreendimento, possa visitar, inicialmente como cliente comum, e daí, observar, analisar e especificar nesse roteiro, os pontos positivos e negativos ou as informações mais importantes relacionada ao seu futuro concorrente, caso ele já tenha em mente o ramo específico a ser aberto.

OBSERVANDO PONTOS POSITIVO E OS COLOCANDO EM PRÁTICA.

Preços, qualidade na produção pode ser um bom atrativo para atrair futuros clientes, ou seja, oferecer todas as vantagens que seu concorrente já oferece e implementá-las ainda mais. Oferecer vantagens e novos produtos mais atrativos, sempre é um bom atrativo para se angariar novos clientes.
Observar, analisar, agregar e por em prática novas idéias, aumentará automaticamente as vantagens competitivas entre o novo empreendedor quanto aos seus futuros concorrentes.

Uma das formas de se analisar o mercado e ter idéia a respeito das suas proporções é quantificar o número de concorrentes em potencial ao seu futuro produto a ser comercializado. Saber a quantidade total de estabelecimentos que comercializam o mesmo produto que você ira produzir ou comercializar, dará ao futuro empreendedor uma noção da participação da sua empresa neste mercado concorrente. O empreendedor terá uma dimensão mais palpável do empreendimento se tiver noção do tamanho deste futuro mercado.

Em suma, a técnica de observar seus futuros concorrentes, consiste no propósito de identificar os pontos negativos e positivos do mesmo, dando assim, ao futuro empreendedor um leque de vantagens diante do seu futuro concorrente. Alem de aprender com ele o futuro empreendedor terá em mãos uma gama de possibilidades e vantagens diante do mercado atuante e com isso terá maiores possibilidades de sucesso neste novo empreendimento. Também a quantificação do mercado dará ao futuro empreendedor a noção de mercado a ser explorado.

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